O Pequeno Príncipe na Oca

Local/Place Oca – Parque do Ibirapuera, São Paulo Ano/Year 2009
Realização/Realization Luk e Sucession Antoine de Saint-Exupéry Colaboração/Collaboration Isabel Villares Arquitetura/Architecture Daniela Thomas e Felipe Tassara Fotos/Photos Ding Musa

A exposição que ocupou o edifício da Oca, no Parque do Ibirapuera em São Paulo, conseguiu envolver o visitante no universo do livro e do autor Antoine de Saint-Exupéry, através da cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara. Foram exibidos documentos e objetos originais, e os principais cenário imagéticos da história foram construídos: o deserto e o universo com os planetas por onde o personagem passou.

A linguagem adotada pela luz seguiu uma linha que combinou o universo lúdico para os módulos mais imersivos, através do uso de cores, efeitos luminosos de espelhamento e de efeitos de luz, sombra e projeção de texturas, com uma precisão técnica para os acervos. Ambos se misturaram ao longo da exposição, que culminava no pavimento superior onde um planeta feito de espuma, convidava o visitante a observar uma animação dos planetas, sincronizada com efeitos de luz que simulavam o passar do dia para a noite na calota da Oca.

The exhibition that occupied the Oca building, in Ibirapuera Park in São Paulo, involved the visitor in the universe of Antoine de Saint-Exupéry’s book and the life of the author himself, through the scenography of Daniela Thomas and Felipe Tassara. Original documents and objects were exhibited, and the main imagery scenarios of the story were constructed: the desert and the universe with the planets through which the character passed.

The language adopted by lighting project combined the playful universe of the immersive modules, through the use of colors, mirroring light effects, shadows and texture projections, with technical precision for the collections. These efeects mingled throughout the exhibition, which culminated in the upper floor where a foamy planet invited the visitor to observe an animation of the planets, synchronized with lighting effects that simulated the nightfall in the Oca cap.